quarta-feira, 15 de julho de 2015

DIVAS: Katy Perry


Infância e início de carreira
  Katheryn Elizabeth Hudson nasceu em 25 de outubro de 1984 em Santa Bárbara, Califórnia,Estados Unidos,  oriunda de uma família de classe baixa. Ela é filha de dois pastores evangélicos, Keith e Mary Hudson, e possui dois irmãos, uma mais velha chamada Angela Hudson e um mais jovem chamado David Hudson. Katheryn possui ascendência portuguesa por parte de sua mãe, que é irmã do cineasta Frank Perry e da roteirista Eleanor Perry, ambos falecidos. Três de seus trisavós eram originários dos Açores, mais especificamente de Horta. Perry também tem ascendência alemã, irlandesa e inglesa.
    Quando era criança, ela ouvia apenas música gospel e era proibida de ouvir outros estilos musicais, chamados por seus pais de "músicas seculares". Ela participava de escolas dominicais e acampamentos religiosos, chegando a fazer aulas de dança em um salão em Santa Bárbara, onde aprendeu a dançar swing, Lindy Hop e jitterbug. Segundo a cantora, ela competia musicalmente com sua irmã mais velha porque queria "copiar sua irmã e tudo o que ela fazia" e devido a isso, praticava seu canto com fitas cassetes, que eram frequentemente roubadas por Katheryn para treinar. Após treinar, ela cantou para seus pais e eles sugeriram para que ela aperfeiçoasse suas habilidades com aulas de canto; durante um certo período, Katheryn cantava publicamente em restaurantes e reuniões familiares. Ela foi batizada e, aos nove anos de idade, começou a cantar no coro musical de sua igreja até os dezessete anos. Quando adolescente, ela estudou no Colégio Dos Pueblos e depois de completar o ensino médio e receber seu diploma,  decidiu prosseguir sua carreira musical, estudando canto e até mesmo chegando a cursar ópera na Faculdade de Música do Oeste em Santa Bárbara, mas por pouco tempo.
   Aos quinze anos de idade, ela mudou-se para Nashville, Teeneessee e trabalhou com algumas pessoas ligadas à música country, para quem gravou alguns demos tapes com a proposta de ser ensinada a tocar guitarra e a compor, como troca de favores. Em 2001, a cantora lançou seu primeiro álbum de estúdio de música gospel, Katy Hudson, produzido pela Red Hill Records. Apesar de ter sido um sucesso com a crítica profissional, o álbum vendeu apenas 200 cópias e sua produção de cópias foi cancelada devido ao fechamento da gravadora

Katy Hudson se transforma em Katy Perry
   Após mudar seu nome artístico de "Katy Hudson" para "Katy Perry", a cantora mudou-se para Los Angeles, Califórnia e conheceu um produtor musical chamado  Glen Ballard, que cuidou da carreira de Perry por três anos. Em 2004, a cantora assinou contrato com a Island Def Jam Records e, junto com Ballard, trabalhou na produção de um álbum chamado (A) Katy Perry (também conhecido como Diamonds), mas foi cancelado durante os estágios finais de produção. "Quando o pai de Katy a trouxe ao meu estúdio, pensei que ela só me daria umas músicas para ouvir. Ela entrou com o violão e se sentou para tocar uma música. Ela era destemida" revelou Ballard.
   Em 2005, a cantora assinou com a Columbia Records e conheceu o grupo The Matrix — que já havia trabalhado com Avril Lavigne, Liz Phair e Britney Spears, anteriormente —, e participou do álbum também chamado The Matrix. No mesmo ano, ela foi entrevistada pela Blender Magazine e disse que seu álbum seria mais "rock" em relação à (A) Katy Perry, chamando-o de "A próxima coisa grande". Apesar de ter sido nesta época que começou a chamar atenção dos produtores e executivos da indústria fonográfica, assim como o álbum anterior, The Matrix foi cancelado pouco antes do lançamento.
   Em 2006, Glen Ballard produziu a canção "Goodbye for Now" do P.O.D. e convidou Perry para fazer o backing vocal desta. Ela também participou do videoclipe da canção "Cupid's Chokehold" da banda Gym Class Heroes, onde conheceu e começou um relacionamento com o vocalista, Travis McCoy. Entre 2006 e 2007, Perry trabalhou como crítica musical no departamento de Artistas e Repertório da gravadora independente TAXI Music, onde era responsável por avaliar as músicas enviadas para a gravadora. Nessa época, ela conheceu o ex-presidente da gravadora Capitol Records, Jason Flom, que a ajudou a assinar um contrato com esta.

   Após assinar com a gravadora Capitol Records, Katy Perry escreveu e co-escreveu novas canções para um novo álbum de estúdio, sendo que entre 2004 e 2008, ela já havia escrito "entre sessenta e cinco e setenta canções." Com as gravações do álbum concluídas, a Capitol Records optou por lançar um extended play digital para introduzir a cantora na mídia, uma faixa chamada "Ur So Gay", que ganhou notoriedade após a cantora Madonna elogiar a canção durante uma entrevista com a rádio norte-americana Kiss-FM, dizendo que era a sua música favorita na época.

Era One of the Boys
   Com o primeiro single oficial, "I Kissed a Girl", sendo classificado na primeira posição das paradas musicais da Austrália, Áustria, Bélgica, Bulgária, Canadá, Dinamarca, Holanda, Irlanda, Itália, Estados Unidos, Nova Zelândia, Reino Unido e Suécia e com o lançamento do segundo álbum, One of the Boys, Katy Perry embarcou no festival de música Warped Tour 2008, percorrendo diversos estados norte-americanos. 

     Em setembro, foi lançado o segundo single do álbum, "Hot n Cold", que ficou no pódium das paradas da Alemanha, Áustria, Canadá, Estados Unidos, Finlândia, Irlanda e Portugal, considerado o segundo e um dos maiores hits de sua carreira. Perry foi a apresentadora da cerimônia de premiação MTV Europe Music Awards de 2008  e concorreu nas categorias "Artista/Banda Revelação" e "Canção Favorita do Ano" com "I Kissed a Girl". Em dezembro de 2008, a cantora terminou seu namoro de quase dois anos com o rapper e vocalista do Gym Class Heroes, Travis McCoy, devido a falta de tempo da cantora para conciliar sua vida profissional e pessoal. Em uma entrevista no final de 2008, Katy Perry descreveu-se como "uma versão mais gorda de Amy Winehouse e mais magra de Lily Allen"; Allen, também artista da Capitol Records, reagiu contra Perry chamando-a de "cópia norte-americana", além de ameaçar divulgar o número de seu celular oficial no Facebook. Perry desculpou-se com a cantora, mas ignorou as ofensas ditas por Allen.


   Além de lançar "Thinking of You" como terceiro single, Perry iniciou sua primeira turnê mundial, Hello Katy Tour, em janeiro de 2009. Ainda em janeiro, ela participou do 51st Grammy Awards, onde foi indicada pela primeira vez, porém sem êxito. A cantora e vencedora da primeira temporada do American Idol, Kelly Clarkson, regravou as canções do álbum (A) Katy Perry, "Hook Up" e "Long Shot", para seu quarto álbum de estúdio, All I Ever Wanted, lançado em 2009. 

    A gravadora afiliada à Capitol Records, Let's Hear It Records, lançou o álbum The Matrix em 2009, mas sem a participação vocal de Katy Perry. Seu quarto single de One of the Boys, "Waking Up in Vegas" foi lançado em abril e também teve um bom desempenho comercial. Em maio, ela reatou o namoro com Travis McCoy, mas eles terminaram novamente em setembro de 2009. Ela participou do MTV Video Music Awards de 2009, indicada na categoria "Melhor Videoclipe Feminino" com "Hot N Cold" e cantando "We Will Rock You" do Queen acompanhada de Joe Perry.  Durante a premiação, ela conheceu e começou a namorar com apresentador do evento, Russell Brand.

   A cantora participou da canção remixada da dupla de música eletrônica, 3OH!3, chamada "Starstrukk" e que foi lançada oficialmente no programa de rádio On Air with Ryan Seacrest em setembro de 2009. Em 5 de novembro, Katy Perry quebrou um recorde de quinze anos ao apresentar o MTV Europe Music Awards de 2009 por dois anos consecutivos, onde também foi indicada na categoria "Melhor Videoclipe" com "Waking Up in Vegas" e "Melhor Artista Feminina".

   Em novembro de 2009, a parceria entre a MTV e a Capitol Records resultou no lançamento do álbum acústico MTV Unplugged: Katy Perry, com versões acústicas de algumas faixas de One of the Boys, cover do Fountains of Wayne e uma canção inédita chamada "Brick by Brick". Ela participou da canção intitulada "If We Ever Meet Again", do rapper Timbaland e que foi lançada como quarto single promocional do álbum Timbaland Presents Shock Value II em dezembro de 2009

Era Teenage Dream, casamento e crescimento profissional
   Em janeiro de 2010, Katy Perry aceitou o pedido de casamento feito por Russell Brand enquanto ambos estavam viajando em Jaipur, Rajastão, Índia. Ela retornou aos estúdios para a gravação de seu segundo álbum de estúdio de música pop, e anunciou que estava trabalhando com Dr. Luke, Max Martin e Greg Wells novamente, além de anunciar Tricky Stewart como produtor.  Ela participou como jurada da nona temporada do programa americano de talentos musicais American Idol, em janeiro de 2010. Em março, foi divulgado que Perry estava cotada para dublar a personagem Smurfette na adaptação cinematográfica em live-action/3D de 2011 de Os Smurfs,
    "California Gurls", que tem a participação do rapper Snoop Dogg, foi lançado em maio de 2010 como primeiro single do terceiro álbum de estúdio e conseguiu atingir a primeira posição das paradas americanas, australianas, canadenses, irlandesas e neozelandesas, aparecendo no pódium das paradas alemãs, austríacas, finlandesas e portuguesas, tornando-se o terceiro hit da carreira da cantora. Katy Perry apresentou o Teen Choice Awards de 2010, vencendo nas categorias "Música do Verão" e "Melhor Single" com "California Gurls". O álbum intitulado Teenage Dream foi lançado em agosto de 2010 e emplacou na primeira posição das paradas de álbuns como a Billboard 200  e as paradas australianas, canadenses, inglesas e irlandesas.

      A faixa-título do álbum, "Teenage Dream", foi lançado em julho, antes do lançamento do álbum, como segundo single e atingiu a primeira posição dos Estados Unidos, Irlanda e Nova Zelândia, também tornando-se também um sucesso de sua carreira. 

   Em setembro, ela gravou uma participação especial no programa infantil, Sesame Street (Vila Sésamo, no Brasil), mas ela não foi ao ar devido ao decote usado pela cantora no episódio, que foi reprovado por alguns pais mais conservadores. Em resposta, Perry apareceu no programa americano da NBC, Saturday Night Live, vestida com uma camiseta com um grande decote e com o rosto do personagem da Sesame Street, Elmo, como forma de deboche à crítica.


   Em outubro, o terceiro single de Teenage Dream, "Firework", foi lançado nos Estados Unidos, conseguindo atingir a primeira posição das paradas americanas, canadenses e neozelandesas, a canção fez com que a cantora quebrasse um recorde por conseguir fazer três singles consecutivos de um mesmo álbum atingirem a primeira posição da parada americana, Billboard Hot 100, feito realizado pela última vez em 1999 pela cantora de R&B, Monica. O videoclipe foi patrocionado pela companhia telefônica européia Deutsche Telekom, que selecionou mais de 200 fãs da cantora para participar da produção. Em outubro, a cantora participou e apresentou-se no Victoria's Secret Fashion Show 2010, onde cantou "Firework" usando um vestido desenhado pelo estilista Todd Thomas.


     Durante o outono do Hemisfério Norte, ela lançou sua primeira fragrância, chamada Purr, produto com embalagem em formato de gato.
    Após a polêmica envolvendo-a na série Sesame Street, Perry participou do episódio "A Luta Antes do Natal" da vigésima segunda temporada de The Simpsons, onde representou a si mesma como namorada do personagem Moe Szyslak. Em dezembro, Katy Perry participou do VH1 Divas Salute the Troops, onde promoveu Teenage Dream e homenageou as tropas militares dos Estados Unidos junto à Keri Hilson, Nicki Minaj e Hayley Williams. 

   Em janeiro de 2011, a cantora participou do People's Choice Awards 2011, onde venceu nas categorias "Melhor Artista Feminina" e "Maior Sensação Online". Ela participou da série americana da CBS, How I Met Your Mother, onde interpretou a prima da personagem Zoey, chamada Honey. Anunciada em outubro de 2010, a cantora embarcou em sua segunda turnê mundial, The California Dreams Tour, iniciada no continente europeu em fevereiro de 2011. Em fevereiro de 2011, ela lançou o quarto single de seu terceiro álbum, "E.T.", com a participação do rapper Kanye West na versão remixada, que foi além do recorde anterior e tornou-se o quarto single consecutivo do álbum a ficar na primeira posição da Billboard Hot 100 — feito realizado pela última vez pelo cantor Usher, sendo também que a última artista feminina a emplacar quatro músicas na parada foi Mariah Carey em 1991.

   Em 6 de junho de 2011, a cantora lançou o quinto single de seu disco, a canção "Last Friday Night (T.G.I.F.)". Em 18 de agosto, a faixa alcançou o primeiro lugar da principal parada da Billboard, assim como todos os seus antecessores, tornando Katy Perry a primeira mulher em 53 anos de história da parada Hot 100 a ter cinco músicas do mesmo disco no topo deste gráfico. O único artista além dela a conseguir tal feito foi Michael Jackson em 1987 com seu álbum Bad, que estabeleceu o recorde com os sucessos "I Just Can't Stop Loving You", "Bad", "The Way You Make Me Feel", "Man in the Mirror" e "Dirty Diana". 

    Em 23 de setembro, ela participou do dia de abertura do Rock in Rio 2011, festival que se estendeu ao dia 2 de outubro. Durante o show, produziu uma das cenas mais marcantes do evento, quando chamou ao palco Júlio César de Salvo, que era um fã ânonimo até então. O rapaz, que ficou conhecido como "Júlio de Sorocaba", acabou se tornando uma celebridade instantânea quando foi "assediado" com um beijo da cantora, recebendo a oportunidade de retribuir também com um outro. O fato virou notícia na maioria dos telejornais brasileiros, inclusive no Fantástico  e Jornal Nacional , inclusive se tornando um trend topic, não apenas no Twitter, mas na Internet em geral.

    Em 28 de setembro, a faixa "The One That Got Away" foi lançada como o sexto e último single oficial do álbum Teenage Dream. Se a canção atingisse o topo da principal parada da Billboard, Perry seria a primeira artista da História a alcançar tal marca, fato este que não veio a ocorrer pois a faixa não obteve desempenho suficiente, sendo o terceiro lugar a sua maior posição na parada mesmo após as versões remix e acústico da faixa serem lançadas.


   Em março e 2012 ela participou como uma guarda penitenciária chamada ‘’Rikki’’ de um episódio da série Raising Hope .
   Em julho do mesmo ano, o documentário autobiográfico ‘’Katy Perry: Part of Me’’ foi lançado, obtendo sucesso de público e crítica
   Em agosto, após ter se divorciado de um casamento de 14 meses com Russel Brand, ela começa um relacionamento com o cantor John Mayer
   Ainda em 2012 o álbum ''Teenage Dream'' foi relançado com o subtítulo ''The Complete Confection'' contendo mais dois singles: ''Wide Awake'' e ''Part of Me''.



Era Prism, estabilidade e estrelato mundial
   Em novembro de 2012 , Katy começou a trabalhar em seu quarto álbum, Prism. Ela disse à Billboard: "Eu sei exatamente o que eu quero fazer em seguida. Eu sei quanto à arte e o tom" e "Eu mesma sei que tipo de coisa eu estou fazendo em seguida. Eu vou ficar muito contente se a visão que eu tenho na minha cabeça se tornar realidade. “ Embora tenha dito a L'Uomo Vogue, em Junho de 2012, que ela planejava ter "elementos mais obscuros “ em Prism após o fim de seu casamento. Katy revelou à MTV durante o 2013 MTV Video Music Awards que ela mudou de direção do álbum depois de períodos de auto-reflexão. Ela comentou: "Eu me senti muito prismática", que inspirou o nome do álbum. "Roar" foi lançado como o primeiro single do prisma em 10 de agosto de 2013. Ele foi promovido no MTV Video Music Awards e alcançou o número um na Billboard Hot 100. 

"Unconditionally" foi lançado como o segundo single do prisma em 16 de outubro de 2013, e chegou ao número 14 nos Estados Unidos.

   Prism foi lançado em 18 de Outubro de 2013 e estreou no número um na Billboard 200. Quatro dias depois, Perry executou as canções do álbum no Teatro iHeartRadio em Los Angeles.  “Dark Horse“ foi lançada como terceiro single do álbum em 17 de dezembro de 2013 e tornou-se seu nono single número um em 29 de janeiro de 2014. 

   Em 2014 lançou  ‘’Birthday’’ e “This is How we Do“ como quarto e quinto singles do álbum, alcançando o top 25 na Billboard Hot 100.


  Antes de terminar seu relacionamento com Mayer, em fevereiro de 2014 (com o qual retornaria em 2015),  ela gravou e co-escreveu um dueto com ele intitulado “Who You Love" para seu álbum de Paradise Valley. A canção foi lançada em 12 de agosto de 2013. Perry começou sua terceira turnê, The Prismatic World Tour, em 7 de maio de 2014. 

   Além de sua carreira musical, Perry dublou novamente a personagem Smurfette em The Smurfs 2, que foi lançado nos cinemas em 31 de julho de 2013.  Como seu antecessor, The Smurfs 2 foi um sucesso financeiro , mas foi mal  recebido pela crítica.
   Em maio de 2014, um retrato de Perry pelo pintor Mark Ryden foi destaque em sua exposição "The Gay 90s", e mostrado na galeria de Kohn em Los Angeles. Juntamente com vários outros artistas, ela também gravou uma versão cover da canção "Daisy Bell (Bicycle Built for Two)’’ em um álbum conceito de edição limitada que acompanha a exposição. Todos os lucros das vendas do álbum foram doados para a caridade Little Kids Rock, que apoia a educação musical nas escolas elementares carentes Naquele mês, um retrato de Katy pelo artista Will Cotton foi incluído na galeria de retrato nacional dos Estados Unidos.
    Em 23 de novembro de 2014, a NFL anunciou que Katy Perry iria se apresentar no show do intervalo do Super Bowl XLIX em 01 de fevereiro de 2015, a após muito mistério, seus convidados  especiais  foram divulgados: Lenny Kravitz e Missy Elliott . A apresentação de Katy teve aproximadamente 118,5 milhões de espectadores nos Estados Unidos, tornando-se o programa mais visto  na história do Super Bowl. A audiência foi maior do que o jogo em si, que foi visto por um público de 114,4 milhões.

   Em junho de 2015, durante uma conferência de música e entretenimento, em Cingapura, Steven Jensen, empresário de Katy,  anunciou que o quinto álbum de estúdio da cantora será lançado em 2016
   Em setembro do mesmo ano, a cantora se apresentou no encerramento do tradicional ''Rock in Rio'' no Brasil (antes disso, ela já havia levado sua turnê à São Paulo). Durante o show, que contou com uma estrutura incrível para os padrões de um festival, Katy emocionou os fãs e se mostrou extremamente carismática e simpática no palco ao lado de sua fã apelidada de ''Rayayaya''.


Filantropia
   A cantora tem apoiado várias organizações de caridade e causas durante sua carreira. Ela tem contribuído para organizações que visam melhorar as vidas eo bem-estar das crianças em particular. Em abril de 2013, ela se juntou a UNICEF para ajudar as crianças em Madagascar com educação e nutrição.

   Em 03 de dezembro de 2013, ela foi nomeada oficialmente Embaixadora da Boa Vontade da UNICEF "com um foco especial em envolver os jovens no trabalho da agência para melhorar a vida de crianças e adolescentes mais vulneráveis ​​do mundo".
  Ela reverteu uma parte do dinheiro gerado a partir de bilhetes para sua Prismatic World Tour para a UNICEF. Em setembro de 2010, ela ajudou a construir e projetar os Meninos Esperança / Meninas Esperança abrigo/fundação para a juventude em Baltimore, Maryland, juntamente com Raven-Symoné, Shaquille O'Neal, e o elenco de Extreme Makeover: Home Edition; apoiando a educação das crianças do lugar. Katy e uma seleção de outros artistas gravou uma versão cover da canção "Daisy Bell (bicicleta construída para dois)" para um álbum conceitual para acompanhar exposição de arte do pintor Mark Ryden, intitulado "The Gay 90s". Todos os lucros das vendas do álbum foram doados para a caridade Little Kids Rock, que apoia a educação musical nas escolas elementares carentes. [164] Em junho de 2014, ela se juntou com Staples Inc. para um projecto intitulado “Make Roar Happen" que doou $ 1 milhão para DonorsChoose, uma organização que apoia professores e fundos de recursos de sala de aula em escolas públicas.
   Katy Perry também ajuda fundações que dão assistências a crianças que nasceram com AIDS, grupos de preservação ambiental, entre outras ações humanitárias.


Polêmicas e Curiosidades
   Katy Perry sempre é envolvida por terceiros em polêmicas acerca de sua voz. Alguns ''haters'' dizem que a cantora não possui voz suficiente para cantar ao vivo seus hits produzidos em estúdio; também alegam que ela fez muito playback e citam o caso abaixo (playback da flauta) do vídeo abaixo.

   Um detalhe apenas que eu gostaria de registrar a favor de Katy Perry. Ela foi sim a primeira artista feminina solo a atingir 1 bilhão de views no youtube! ''Dark Horse'' é música dela, ''featurings'' (feats) não são considerados duetos por ninguém que entenda de música e sim como ''participação'', ou seja... ''Juicy J'' não faz dueto com Katy Perry na canção, apenas participa. O que a consagra, portanto, em seu recorde quebrado. 
   Agora uma curiosidade. Katy Perry começou a usar diversas perucas após procurar a lendária cantora e atriz, Cher, ela aconselhou Katy a não mudar a cor do cabelo com tinturas, pois seria prejudicial, usando portanto, perucas. Cher também aconselhou Katy em outros aspectos de sua carreira. As duas disseram que admiram o trabalho uma da outra.


Katy Perry Vs Taylor Swift
    O mal estar entre as cantoras surgiu por causa de três dançarinos, que Taylor havia contratado para sua turnê, e eles a abandonaram para trabalhar na turnê da Katy. Bem, em termos. Os tais três dançarinos haviam trabalhado com Katy primeiro e só aceitaram trabalhar com Taylor enquanto Katy não voltava aos palcos. Fizeram questão de pedir um contrato temporário, e não para a turnê completa. Mas Taylor se afeiçoou a eles e achou que tinham formado uma família. Quando o trio deu aviso prévio de 30 dias que ia abandonar a turnê para voltar a dançar para Katy, Taylor se sentiu traída – e os demitiu imediatamente.
 A situação teria servido de inspiração para a letra de “Bad Blood”, que Taylor Swift comentou em entrevista à revista Rolling Stone. Ao falar sobre a canção, sua declaração é compatível com a história apresentada pelo TMZ. Veja: “Ela vinha até a mim em premiações, falava algo e saía e eu pensava ‘nós somos amigas ou ela acaba de me dar o maior insulto da minha vida?’. Aí, ano passado, ela fez algo terrível. E eu pensei ‘oh, somos inimigas’. E nem foi sobre um garoto. Tem a ver com negócios. Ela basicamente tentou boicotar uma turnê. Ela tentou contratar diversas pessoas que estavam trabalhando comigo. Eu não sou uma pessoa de confrontos, você não acredita o quanto eu odeio confrontos. Então eu agora a ignoro. É estranho e eu não gosto”. Katy Perry disse em uma rede social ''Cuidado com a Regina George em pele de ovelha''... Ou seja, mandando indireta quanto a confiabilidade das pessoas a respeito de Taylor. 




Comentário
   Katy Perry é uma estrela nata. Seu talento se estende além de suas performances no palco. Há quem critique sua voz ao vivo, mas OK, críticas fazem parte; porém há algo que não há como questionar no trabalho dessa artista é sua incrível criatividade, ela participa da composição e produção de todo seu material. Agora com o lançamento de sua gravadora própria sob o selo de uma das grandes gravadoras/produtoras do mercado, isso deve se tornar mais forte. Ela também cuida da criação visual de seus clipes, shows e de seus looks que sempre causam. Katy Perry está em os artistas atuais que podem se tornar lendas da música num futuro não tão distante e no TOP 5 dos artistas atuais com maior potencial de vendas. Seu próximo álbum precisa ser muito bom, como os anteriores para continuar fazendo dela um grande ícone que é, caso contrário, pode significar um retrocesso em sua carreira e a perda de parte da batalha no mercado pop. Vamos torcer para que seu talento único prevaleça e ela execute um bom trabalho 

Ficha 

Nome Completo: Katheryn Elizabeth Hudson
Data de Nascimento: 25/10/1984 (30 anos)
Estilos: Pop / Pop-Rock / Eletrônico / Dance-Pop
Influências/AdmiraAmy Grant, Freddie Mercury, Alanis Morissette, Cher, Madonna, The Beach Boys, The Beatles, Patty Griffin, Joni Mitchell, Jonatha Brooke, Gwen Stefani, Bjork,
Vendagem total: 127.125.000
Vendagem de Álbuns: 18.300.000
Vendagem de Singles: 108.750.000
Vendagem de Coletâneas/Remixes: 0
Vendagem de EP’s/Videos/Outros: 75.000
Álbum de maior sucesso: Teenage Dream (2010)
Single de maior sucesso: Firework (2010) - Embora Dark Horse tenha tido mais views no Youtube, Firework ainda é o maior sucesso de vendas da cantora.
Música de maior sucesso no Brasil: Firework (2010)
Principais Prêmios: 3 Guinness World Records, 2 World Music Awards, 5 AMA’s, 14 People’s Choice Awards, 6 Billboard Music Awards, 1 BRIT Award, 6 EMA’s, 5 VMA’S, 6 Teen Choice Awards, 1 ELLE STYLE Award, 1 Juno Award, 1 Youtube Music Award, 1 RIAA Special Award



   

Um comentário:

Menu